Pular para o conteúdo principal

Retiro Diocesano para os Catequistas das Foranias Campo Limpo e Morumbi

Por Cleber Rafael Gois - Coordenador Diocesano de Catequese - Diocese de Campo Limpo - São Paulo - SP.





No último domingo, 15 de abril de 2018, a Pastoral Catequética, começou a maratona de encontros de forania através de retiros ao longo deste ano.


Esses retiros interforaniais tem como objetivo aproximar os catequistas numa experiência de intercambio da realidade vivenciada. Além disso, esses retiros estão sendo uma preparação para o Congresso Diocesano Catequético-Litúrgico em 2019, em que a Catequese e a Liturgia (Padre Fausto Oliveira) irão apresentar a atualização do Diretório Diocesano de Catequese e o Diretório dos Sacramentos, celebrando assim os 30 anos da Diocese Particular de Campo Limpo.
Nesse retiro, unimos os catequistas das Foranias de Campo Limpo e Morumbi na Paróquia São Bento, o qual iniciou-se com a Santa Missa, celebrada por Dom Mauro Lorean. 
Todo o retiro teve como base o documento 107, "Iniciação a Vida Cristã- Formar discípulos missionários". Assim como pede o documento, a catequese e a liturgia prepararam juntos este momento. 
O retiro teve caráter formativo, contemplativo, querigmático e espiritual, no qual os catequistas foram convidados a se deixar "recatequizar". 
Todas as palestras e dinâmicas levaram os catequistas a refletirem sobre toda a iniciação da Pessoa na fé, ou seja, a não ser uma catequese conteudista, e sim, uma catequese que leve o catequizando e/ou catecúmeno a uma experiência do próprio Jesus.





Padre Lourivaldo Gonçalves, assessor da Pastoral Catequética conversou um pouco com os catequistas e disse da importância deles na Evangelização: "Vocês são a base de toda a Igreja. Sem vocês não ha uma continuação da fé em Cristo". Após sua fala, todos os presentes rezaram e enviaram nosso assessor que na próxima semana (24 à 26 de abril em Campos do Jordão - SP) irá representar a nossa Diocese no encontro dos Assessores do Regional Sul 1 da CNBB.

Além documento 107, foram usados: Evangelii Gaudium (2013), Verbum Domini (2010), Diretório Nacional de Catequese (2006), Catequese Renovada (1983), RICA (1973), Itinerário Catequético (2016), Documento de Aparecida (2007), Laudato Si (2015), Catecismo da Igreja Católica (1992), 6º Plano Diocesano de Evangelização (2017) e Roteiro do Catecumenato da Diocese de Campo Limpo (2018). 

O Secretariado Diocesano de Catequese gostaria de agradecer imensamente a todos que participaram, principalmente aos coordenadores de Forania (Lucas Boareto, Mária de Fátima, José Rosa, Vera Lucia e Vanda Ribeiro) e ao Dom Mauro, pároco da São Bento que nos acolheu que imensa alegria e generosidade. 

Fotos do Retiro no Facebook: https://www.facebook.com/catequese.diocesedecampolimpo/media_set?set=a.825851570939396.1073741844.100005436820929&type=3


Os próximos retiros serão:

29 de julho: Foranias Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Embu das Artes.

05 de agosto: Foranias M’ Boi Mirim e Mirim Guaçu.

01 de setembro: Foranias São Luiz e São José.

SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE:
Rua Conrado de Déo, 120 - Jardim Bom Refúgio São Paulo-SP
E-mail: catequesediocesecl@ig.com.br
Telefone: (11) 5841-8513

Aberto de terça à sexta feira das 14h00 às 17h00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eucaristia Nova Vida

                                Material utilizado: círculos de papel para representar hóstias; 1 tronco brotando; 1 cálice vazio; 1 texto bíblico sobre a eucaristia; canetas esferográficas ou lápis.                 Nº de participantes: indeterminado.                 Tempo aproximado: 40 minutos                 Desenvolvimento: Formar um círculo com os participantes, colocando no centro deste um tronco brotando, um cálice vazio  e um texto sobre a Eucaristia. Ler o texto bíblico. Comparar o tronco brotando com a vida nova em Cristo que a Eucaristia nos proporciona. O galho foi cortado, mas a nova vida brotou. Nós, pelo pecado cortamos a aliança com Deus, mas pelo arre...

Catequista: o "MISTAGOGO"

Está se tornando cada vez mais comum entre os catequistas o uso da palavra "mistagogia". Frequentemente escutamos falar que todo catequista é também um "mistagogo" e que a nossa catequese tem uma dimensão "mistagógica. Essas palavras estão ligadas à idéia de "mistica" e de "mistério", de uso corrente na espiritualidade cristã. A palavra mistério vem do grego mystérion , que quer dizer todo o plano da salvação que o Pai realiza, especialmente na pessoa de Jesus Cristo. Esse projeto de salvação, foi se revelando aos poucos na história do povo de Deus e até hoje continua seguindo o tempo e o ritmo de cada pessoa para se revelar e ser compreendido. Por Mistica podemos entender o tempero que dá sabor e sustento a tudo aquilo que pensa, sente e faz o cristão. Falar de mística é falar do sentido da existência, é falar da experiência amorosa de Deus. Enfim, é falar da experiência fundante do cristão: "aquele que deixa-se ser am...

Perfil do Catequista - Parte I

Por Welder Cabral, Professor do Curso de Formação Básica para Catequistas (CFBC) da Diocese de Campo Limpo, São Paulo, SP.  Catequista, uma vocação antiga e de grande responsabilidade na Igreja. É responsável por transmitir (1 Cor 15,3) o conteúdo da fé àqueles que estão iniciando sua adesão a Igreja. Infelizmente com o decorrer dos séculos e o aumento explosivo de novos membros, o catequista acabou perdendo características essenciais em sua vocação. A competência pessoal é a primeira delas. Ele deveria ser um especialista no conhecimento da Fé Católica. O catequista é um discípulo que ouve a Deus na Igreja; que estuda a Palavra de Deus; que conhece a Tradição e obedece ao Magistério. Em seguida permite que o Espírito Santo o torne capaz de transmitir de forma sistemática esse conhecimento. O que exige esforço e desgaste, intelectual e físico, para ser competente nesse apostolado. E por isso mesmo não se pauta por achismos, especulações ou novidades contraditórias a Sã Dou...