Pular para o conteúdo principal

Perfil do Catequista - Parte I

Por Welder Cabral, Professor do Curso de Formação Básica para Catequistas (CFBC) da Diocese de Campo Limpo, São Paulo, SP. 

Catequista, uma vocação antiga e de grande responsabilidade na Igreja. É responsável por transmitir (1 Cor 15,3) o conteúdo da fé àqueles que estão iniciando sua adesão a Igreja. Infelizmente com o decorrer dos séculos e o aumento explosivo de novos membros, o catequista acabou perdendo características essenciais em sua vocação.
A competência pessoal é a primeira delas. Ele deveria ser um especialista no conhecimento da Fé Católica. O catequista é um discípulo que ouve a Deus na Igreja; que estuda a Palavra de Deus; que conhece a Tradição e obedece ao Magistério. Em seguida permite que o Espírito Santo o torne capaz de transmitir de forma sistemática esse conhecimento.
O que exige esforço e desgaste, intelectual e físico, para ser competente nesse apostolado. E por isso mesmo não se pauta por achismos, especulações ou novidades contraditórias a Sã Doutrina. Assim como um garimpeiro buscando ouro, faz sabiamente o discernimento em cada época do que realmente provém da Vontade de Deus daquilo que é simples distorção venenosa das insinuações da serpente ( 2 Tm 4, 2-4).
"Assumir a missão catequética é cuidar com esmero de sua autoformação. Somos pessoas em processo de crescimento e de aprendizado, deste a infância até a velhice. As ciências teológicas, humanas e pedagógicas estão sempre em evolução e progresso. Daí a necessidade de uma formação permanente, assumida com responsabilidade e com perseverança. A catequese, em qualquer ambiente, "precisa de pessoas que buscam preparação e estejam dispostas a aprender sempre mais, para dar um testemunho convincente de fé. Não basta boa vontade, é preciso uma atualização dinâmica [...]. Requer, também, uma grande intimidade com a Palavra de Deus, com a doutrina e a reflexão da Igreja" (DNC 267).
Urge aos vocacionados atuais não caírem na armadilha da vaidade do nome, mas na humilde competência incansável do exercício do chamado. Que este nome não seja causa de escândalo, mas sim de salvação a tantos que estão começando a Vida Cristã.
Aquele que sentou-se como discípulo aos pés do Mestre Jesus é enviado com esta nobre missão, educar na Fé. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eucaristia Nova Vida

                                Material utilizado: círculos de papel para representar hóstias; 1 tronco brotando; 1 cálice vazio; 1 texto bíblico sobre a eucaristia; canetas esferográficas ou lápis.                 Nº de participantes: indeterminado.                 Tempo aproximado: 40 minutos                 Desenvolvimento: Formar um círculo com os participantes, colocando no centro deste um tronco brotando, um cálice vazio  e um texto sobre a Eucaristia. Ler o texto bíblico. Comparar o tronco brotando com a vida nova em Cristo que a Eucaristia nos proporciona. O galho foi cortado, mas a nova vida brotou. Nós, pelo pecado cortamos a aliança com Deus, mas pelo arrependimento e pela Eucaristia podemos ter uma vida nova.                 Distribuir uma “hóstia” para cada participante, para que escrevam o que no dia-a-dia favorece o nosso crescimento e nos leva a fortificar nossa aliança com Deus. Todos colocarão as “hóstias” no cálice sem se identificar. O coordenador

Catequista: o "MISTAGOGO"

Está se tornando cada vez mais comum entre os catequistas o uso da palavra "mistagogia". Frequentemente escutamos falar que todo catequista é também um "mistagogo" e que a nossa catequese tem uma dimensão "mistagógica. Essas palavras estão ligadas à idéia de "mistica" e de "mistério", de uso corrente na espiritualidade cristã. A palavra mistério vem do grego mystérion , que quer dizer todo o plano da salvação que o Pai realiza, especialmente na pessoa de Jesus Cristo. Esse projeto de salvação, foi se revelando aos poucos na história do povo de Deus e até hoje continua seguindo o tempo e o ritmo de cada pessoa para se revelar e ser compreendido. Por Mistica podemos entender o tempero que dá sabor e sustento a tudo aquilo que pensa, sente e faz o cristão. Falar de mística é falar do sentido da existência, é falar da experiência amorosa de Deus. Enfim, é falar da experiência fundante do cristão: "aquele que deixa-se ser am