Pular para o conteúdo principal

18ª Concentração e Missa diocesana da Catequese

A 18º concentração diocesana dos catequistas ocorreu no dia 26 agosto de 2017 na Catedral Sagrada Família, município de São Paulo seguida pela Santa Missa que foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Guedes.

Durante a missa houve o encerramento da visita da imagem peregrina Nossa Senhora Aparecida, que visitou todas as paróquias de nossa amada diocese nos últimos dois anos.




Os catequistas vieram com a camiseta de suas respectivas foranias, formando assim uma grande união diocesana. As cores de cada Forania:
Campo Limpo: Vermelho.
Morumbi: Laranja.
M' Boi Mirim: Amarelo.
São Luís-CR: Branco.
São José-CR: Branco.
Embu das Artes: Azul.
Mirim Guaçu: Preto.
Itapecerica da Serra: Verde.
Taboão da Serra: Lilas.


Segue o link para baixar o XV Boletim da Catequese, que foi distribuído na Missa dos Catequistas. https://drive.google.com/open?id=0B6OSP35ThX6sQ2pSR1dXQ1Z5S3c


Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado - CDP

Na manhã do dia 26 agosto, no Salão da Catedral Sagrada Família, houve o CDP Ampliado, em que todas as coordenações de pastorais e movimentos diocesanos, além dos delegados paroquias foram convidados a estar neste encontro.
O Padre Marcos Patrício, coordenador geral de pastoral apresentou o Padre Lourivaldo como novo assessor catequético.
Após a apresentação, Cleber Gois, coordenador diocesano de catequese, Padre Lourivaldo Gonçalves, assessor catequético e Padre Fausto de Oliveira assessor da Liturgia apresentaram o documento 107 da CNBB:  INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ:ITINERÁRIO PARA FORMAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS. 
O documento foi apresentado da seguinte forma:
I - Os documentos que geraram o documento 107.
II - Catecumenato, processo de Iniciação à Vida Cristã nos séculos II, III e IV.
III - Documento 107 da CNBB.
IV - Desafios da Igreja Particular de Campo Limpo (Metas do 6º Plano Diocesano).
V - Roteiro do catecumenato 2018/2019. Explicação passo a passo.
IV - Conclusão.




Fotos: Elis Rodrigues, Rejane Bezerra, Pe. Lourivaldo Gonçalves, Lucilene Sousa, Antonio Bezerra Nilo, Lu Santos, Luiz Casaf, Gerson Mota e Cleber Gois.

Comentários

  1. parabéns pra todos os catequistas que participarão desse maravilhoso encontro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eucaristia Nova Vida

                                Material utilizado: círculos de papel para representar hóstias; 1 tronco brotando; 1 cálice vazio; 1 texto bíblico sobre a eucaristia; canetas esferográficas ou lápis.                 Nº de participantes: indeterminado.                 Tempo aproximado: 40 minutos                 Desenvolvimento: Formar um círculo com os participantes, colocando no centro deste um tronco brotando, um cálice vazio  e um texto sobre a Eucaristia. Ler o texto bíblico. Comparar o tronco brotando com a vida nova em Cristo que a Eucaristia nos proporciona. O galho foi cortado, mas a nova vida brotou. Nós, pelo pecado cortamos a aliança com Deus, mas pelo arrependimento e pela Eucaristia podemos ter uma vida nova.                 Distribuir uma “hóstia” para cada participante, para que escrevam o que no dia-a-dia favorece o nosso crescimento e nos leva a fortificar nossa aliança com Deus. Todos colocarão as “hóstias” no cálice sem se identificar. O coordenador

Catequista: o "MISTAGOGO"

Está se tornando cada vez mais comum entre os catequistas o uso da palavra "mistagogia". Frequentemente escutamos falar que todo catequista é também um "mistagogo" e que a nossa catequese tem uma dimensão "mistagógica. Essas palavras estão ligadas à idéia de "mistica" e de "mistério", de uso corrente na espiritualidade cristã. A palavra mistério vem do grego mystérion , que quer dizer todo o plano da salvação que o Pai realiza, especialmente na pessoa de Jesus Cristo. Esse projeto de salvação, foi se revelando aos poucos na história do povo de Deus e até hoje continua seguindo o tempo e o ritmo de cada pessoa para se revelar e ser compreendido. Por Mistica podemos entender o tempero que dá sabor e sustento a tudo aquilo que pensa, sente e faz o cristão. Falar de mística é falar do sentido da existência, é falar da experiência amorosa de Deus. Enfim, é falar da experiência fundante do cristão: "aquele que deixa-se ser am

Perfil do Catequista - Parte I

Por Welder Cabral, Professor do Curso de Formação Básica para Catequistas (CFBC) da Diocese de Campo Limpo, São Paulo, SP.  Catequista, uma vocação antiga e de grande responsabilidade na Igreja. É responsável por transmitir (1 Cor 15,3) o conteúdo da fé àqueles que estão iniciando sua adesão a Igreja. Infelizmente com o decorrer dos séculos e o aumento explosivo de novos membros, o catequista acabou perdendo características essenciais em sua vocação. A competência pessoal é a primeira delas. Ele deveria ser um especialista no conhecimento da Fé Católica. O catequista é um discípulo que ouve a Deus na Igreja; que estuda a Palavra de Deus; que conhece a Tradição e obedece ao Magistério. Em seguida permite que o Espírito Santo o torne capaz de transmitir de forma sistemática esse conhecimento. O que exige esforço e desgaste, intelectual e físico, para ser competente nesse apostolado. E por isso mesmo não se pauta por achismos, especulações ou novidades contraditórias a Sã Doutrin