Pular para o conteúdo principal

31º Assembleia Bíblico Catequética do Regional Sul 1 da CNBB

Por Cleber Rafael Gois, coordenador diocesano da catequese de Campo Limpo, São Paulo-SP. 

Nos dias 28 à 30 de julho de 2017, aconteceu a 31ª Assembleia Bíblico Catequética do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no Centro de Convivência Nossa Senhora do Bom Conselho, Jundiaí, interior paulista. Neste encontro, houve 43 dioceses reunidas, dentre elas a Diocese Particular de Campo Limpo que estava representada pela Geni Cremasco (coordenadora do CFBC), Welder Cabral (Professor do CFBC), Rosana Mancini (Professora do CFBC) e o Cleber Gois (coordenador diocesano da catequese). A assembleia teve como tema: Novas portas para o anúncio do Evangelho, e como lema: "Um coração transbordante de alegria, paz e gratidão" (Lc 1,46).
No primeiro dia (28), a assembleia teve abertura com a memória dos 30 anos de assembleias anuais da catequese, presidido pela coordenadora do Sub Regional São Paulo 2, Maria Cristina (Diocese de Guarulhos). Após isso, o Padre Paulo Gil, coordenador geral da Regional Sul 1 (Arquidiocese de São Paulo) fez a acolhida aos presentes. Em seguida, o Padre Fábio Modesto fez um momento celebrativo com os catequistas e coordenadores diocesanos, onde fizemos um momento de oração através do terço, a partir de Maria.




No sábado (29), cada coordenador foi convidado a fazer sua oração pessoal e em silêncio a partir da Nossa Senhora numa trilha. O Objetivo era fazer um caminho inverso, começando de Pentecostes até o anúncio do anjo, evento a partir do qual foi desenvolvido a base de toda a formação da 31ª Assembleia, falando de Maria como um instrumento de continuidade do Projeto de Deus na Iniciação à Vida Cristã.. 

5ª Estação: "Todos ficaram cheios do Espírito Santo" (At 2,4a).
4ª Estação: " Junto à cruz de Jesus estava de pé sua mãe" (Jo 19, 25).
3ª Estação: "Sua mãe disse aos que estavam servindo:  Fazei o que Ele vos disser" (Jo 2,5).
2ª Estação: "Ela deu à luz a seu filho primogênito envolvendo-o em faixas" (Lc 2,7).
1ª Estação:  "O anjo do Senhor anunciou a Maria e Ela concebeu do Espírito Santo" (Lc 1,26-38).
Durante o dia, teve as seguintes palestras, conforme as estações:
Primeira colocação: Novas portas para o anúncio do Evangelho (Assessor: Padre Roberto Bocalete)
Segunda colocação: Como Maria queremos envolver em faixas: O Cuidado com a Boa Nova que anunciamos e com aqueles à quem anunciamos. (Assessor: Padre Marcelo Machado).
Terceira colocação: Fazei tudo o que Ele vos disser: Novas portas para o anúncio do Evangelho. (Assessor: Seminarista Tiago Barbosa).
Quarta colocação: Diante das portas da dor e do sofrimento, permanecer a eles (Assessor: Padre Vladimir Barbosa Hergert)
A noite, o Padre Antonio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequético da CNBB apresentou a Caminhada Nacional da catequese. Explicou como foi preparado o  documento 107, lançado este ano na 55ª Assembleia dos Bispos em Aparecida.
O Bispo referencial da catequese no Regional Sul 1, Dom Tomé (Diocese São José do Rio Preto), presidiu a missa e passou todo o dia no encontro.

No domingo,  o Padre Paulo Gil fez a quinta colocação: Como os discípulos e Maria em Pentecoste queremos ficar repletos do Espírito Santo.
Após isso, todos se dividiram em sub regionais:
O Regional Sul 1 são todas as dioceses do Estado de São Paulo e é subdividido em oito sub-regionais:
RP1 - Ribeirão Preto (Dioceses de: Franca, Jaboticabal, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista).
RP2 - Ribeirão Preto 2 (Dioceses: Jales, São José do Rio Preto, Catanduva e Barretos).
Campinas: (Dioceses: São Carlos, Piracicaba, Limeira, Campinas, Amparo e Bragança Paulista).
Botucatu: (Dioceses: Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Lins, Bauru, Assis, Ourinhos e Botucatu).
SP-1 - São Paulo 1 (Arquidiocese de São Paulo).
SP-2 - São Paulo 2 (Dioceses: Osasco, Campo Limpo, Santo Amaro, Santo André, Santos, Mogi das Cruzes, Guarulhos e São Miguel Paulista).
Aparecida: (Dioceses: São José dos Campos, Caraguatatuba, Taubaté, Aparecida e Lorena).
Sorocaba: (Dioceses: Itapeva, Itapetininga, Sorocaba, Jundiaí e Registro).
Cada Sub-regional avaliou a assembleia como todo, o qual todos elogiaram esse formato. Também  o SP-2 fez sugestões da Escola do Regional para serem aos fim de semana, separada da Assembleia. Após isso, firmaram que em 2018 todas as dioceses do sub-regional irão trabalhar o documento 107 da CNBB a nível diocesano.
Todos os sub-regionais se encontraram na Capela, com cada pessoa com uma vela na mão para a chama do encontro fosse levada as suas dioceses..

COORDENAÇÃO DO SP-2: 



REGIONAL SUL 1 - FOTOS COM TODOS OS PRESENTES:






Como tudo continuou com Maria de Nazaré
Fotos: Imaculada Cintra e Cleber Gois. 





Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho do blog, fico feliz ao ver que algumas sementes caíram em terra boa e estão dando frutos...Avante amados!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigado a coordenação diocesana de Santos que sempre nos apoiaram. Conte sempre conosco.

      Excluir
    2. Obrigado a coordenação diocesana de Santos que sempre nos apoiaram. Conte sempre conosco.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eucaristia Nova Vida

                                Material utilizado: círculos de papel para representar hóstias; 1 tronco brotando; 1 cálice vazio; 1 texto bíblico sobre a eucaristia; canetas esferográficas ou lápis.                 Nº de participantes: indeterminado.                 Tempo aproximado: 40 minutos                 Desenvolvimento: Formar um círculo com os participantes, colocando no centro deste um tronco brotando, um cálice vazio  e um texto sobre a Eucaristia. Ler o texto bíblico. Comparar o tronco brotando com a vida nova em Cristo que a Eucaristia nos proporciona. O galho foi cortado, mas a nova vida brotou. Nós, pelo pecado cortamos a aliança com Deus, mas pelo arrependimento e pela Eucaristia podemos ter uma vida nova.                 Distribuir uma “hóstia” para cada participante, para que escrevam o que no dia-a-dia favorece o nosso crescimento e nos leva a fortificar nossa aliança com Deus. Todos colocarão as “hóstias” no cálice sem se identificar. O coordenador

Catequista: o "MISTAGOGO"

Está se tornando cada vez mais comum entre os catequistas o uso da palavra "mistagogia". Frequentemente escutamos falar que todo catequista é também um "mistagogo" e que a nossa catequese tem uma dimensão "mistagógica. Essas palavras estão ligadas à idéia de "mistica" e de "mistério", de uso corrente na espiritualidade cristã. A palavra mistério vem do grego mystérion , que quer dizer todo o plano da salvação que o Pai realiza, especialmente na pessoa de Jesus Cristo. Esse projeto de salvação, foi se revelando aos poucos na história do povo de Deus e até hoje continua seguindo o tempo e o ritmo de cada pessoa para se revelar e ser compreendido. Por Mistica podemos entender o tempero que dá sabor e sustento a tudo aquilo que pensa, sente e faz o cristão. Falar de mística é falar do sentido da existência, é falar da experiência amorosa de Deus. Enfim, é falar da experiência fundante do cristão: "aquele que deixa-se ser am

Perfil do Catequista - Parte I

Por Welder Cabral, Professor do Curso de Formação Básica para Catequistas (CFBC) da Diocese de Campo Limpo, São Paulo, SP.  Catequista, uma vocação antiga e de grande responsabilidade na Igreja. É responsável por transmitir (1 Cor 15,3) o conteúdo da fé àqueles que estão iniciando sua adesão a Igreja. Infelizmente com o decorrer dos séculos e o aumento explosivo de novos membros, o catequista acabou perdendo características essenciais em sua vocação. A competência pessoal é a primeira delas. Ele deveria ser um especialista no conhecimento da Fé Católica. O catequista é um discípulo que ouve a Deus na Igreja; que estuda a Palavra de Deus; que conhece a Tradição e obedece ao Magistério. Em seguida permite que o Espírito Santo o torne capaz de transmitir de forma sistemática esse conhecimento. O que exige esforço e desgaste, intelectual e físico, para ser competente nesse apostolado. E por isso mesmo não se pauta por achismos, especulações ou novidades contraditórias a Sã Doutrin