Pular para o conteúdo principal

Uma semente lançada - Curso para catequistas: Como aconteceu!

Por Geni Zelinda Cremasco,  primeira coordenadora diocesana de catequese e Fundadora do Curso de Formação Básica para Catequistas!

A Diocese de Campo Limpo era recém criada e tudo era um caminho novo e cheio de  desafios, expectativas e medos.
Após minha nomeação para coordenadora da Catequese diocesana, nosso então Bispo Dom Emilio Pignoli, numa das primeiras reuniões que tivemos ele me perguntou: “O que a senhora acha de abrirmos uma Escola para preparar melhor nossos Catequistas”? Muito surpresa, mas com alegria respondi: “Dom Emilio é tudo que eu quero! E vou dizer o porquê: Eu tive  muita dificuldade quando comecei na Catequese, e procurei em várias paróquias próximas e não encontrei nada e nenhum curso. Na época, eu estava começando a frequentar uma paróquia recém-criada, Nossa Senhora Aparecida do Monte Kemel. O pároco era o Pe. José Stella Narduolo meu grande Mestre. Assim que cheguei e falei da minha grande dificuldade, pois nunca havia trabalhado na área. Ele me disse: ‘Vou ajuda-la’ e foi com ele que comecei a aprender”. 
Eu fui coordenadora da Catequese diocesana e paroquial e também da extinta forania Francisco Morato. Nesse processo, o padre me ajudou a conduzir todas as esferas da catequese.
 Fundamos o Curso para formação de Catequista junto com Ir. Stella Maris, recém-chegada da Diocese de Mogi das Cruzes e com o seminarista, e hoje Padre Josias Vieira de Freitas. Esta equipe, também contava com a Rosana Mancini.

A Irmã Stella trouxe algumas experiência de Mogi das Cruzes, como o folder do curso e partir disso fizemos a nossa programação.
Apresentamos ao Dom Emilio os projetos e ele com toda a sua vivencia e experiência nos ajudou muito e assim começamos a Nossa Escola com inicio em Março ate junho e de agosto a novembro.
            A primeira turma foi no Campo Limpo, no Salão Nossa Senhora das Graças e teve mais de 130 catequistas cursando. Nos anos seguintes o curso oscilava entre 110 a 130 catequistas. O curso foi colocado aos sábados à tarde, pois encaixava-se melhor nos horários dos catequistas.

Uma vez catequista.
Sempre catequista!
            No início do curso, os alunos apresentavam os seus trabalhos em maquetes na Missa do Catequista.
            Ao longo dos anos, vimos à necessidade e a oportunidade de abrir uma extensão em outras regiões. A primeira experiência foi na sub-cúria, no M’ Boi Mirim, a qual até hoje permanece aberta. Também tivemos durante um ano na forania de Itapecerica da Serra, no município do São Lourenço.
            O Curso sempre foi se adaptando a sua atual realidade e vem acompanhando os passos de nossa Igreja. Hoje vemos que os catequistas tem grandes oportunidades de aprender devido a internet, que ajuda no complemento dos estudos. Os catequistas permanecem com os mesmo entusiasmos de antes, uma características que está intrínseca de nosso ser por conhecer os documentos da Igreja, em conhecer a sua Igreja, sua Tradição e principalmente como desenvolver num encontro catequético.
            Hoje não sou mais coordenadora, mas sou catequista. Fico muito contente que a semente que foi lançada há tantos anos, continua dando muitos frutos. Hoje vejo uma equipe grande, estruturada, participativa e jovial.
            Boa parte dos meus 80 anos foi no empenho da evangelização. E sou muito feliz por tudo o que eu fiz e tenho orgulho de cada medo, dificuldade e oportunidade que encontrei nesses 20 anos de coordenação.
            Agradeço imensamente a Deus pela oportunidade. Também agradeço o convite de Dom Emílio assim como do Dom Luiz por me ajudar a conduzir essa pastoral. Aos catequistas de todas as regiões de nossa diocese por me acolherem tão bem. E as equipes do SP 2 e do Regional Sul 1 da CNBB que me ensinaram muito a entender que a Igreja é muito maior do que os nossos olhos podem alcançar no horizonte,
Deus nos abençoe a todos.
SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE:
Rua Conrado de Déo, 120 - Jardim Bom Refúgio São Paulo-SP
E-mail: catequesediocesecl@ig.com.br
Telefone: (11) 5841-8513.Aberto de terça à sexta feira das 14h00 às 17h00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eucaristia Nova Vida

                                Material utilizado: círculos de papel para representar hóstias; 1 tronco brotando; 1 cálice vazio; 1 texto bíblico sobre a eucaristia; canetas esferográficas ou lápis.                 Nº de participantes: indeterminado.                 Tempo aproximado: 40 minutos                 Desenvolvimento: Formar um círculo com os participantes, colocando no centro deste um tronco brotando, um cálice vazio  e um texto sobre a Eucaristia. Ler o texto bíblico. Comparar o tronco brotando com a vida nova em Cristo que a Eucaristia nos proporciona. O galho foi cortado, mas a nova vida brotou. Nós, pelo pecado cortamos a aliança com Deus, mas pelo arrependimento e pela Eucaristia podemos ter uma vida nova.                 Distribuir uma “hóstia” para cada participante, para que escrevam o que no dia-a-dia favorece o nosso crescimento e nos leva a fortificar nossa aliança com Deus. Todos colocarão as “hóstias” no cálice sem se identificar. O coordenador

Catequista: o "MISTAGOGO"

Está se tornando cada vez mais comum entre os catequistas o uso da palavra "mistagogia". Frequentemente escutamos falar que todo catequista é também um "mistagogo" e que a nossa catequese tem uma dimensão "mistagógica. Essas palavras estão ligadas à idéia de "mistica" e de "mistério", de uso corrente na espiritualidade cristã. A palavra mistério vem do grego mystérion , que quer dizer todo o plano da salvação que o Pai realiza, especialmente na pessoa de Jesus Cristo. Esse projeto de salvação, foi se revelando aos poucos na história do povo de Deus e até hoje continua seguindo o tempo e o ritmo de cada pessoa para se revelar e ser compreendido. Por Mistica podemos entender o tempero que dá sabor e sustento a tudo aquilo que pensa, sente e faz o cristão. Falar de mística é falar do sentido da existência, é falar da experiência amorosa de Deus. Enfim, é falar da experiência fundante do cristão: "aquele que deixa-se ser am

Perfil do Catequista - Parte I

Por Welder Cabral, Professor do Curso de Formação Básica para Catequistas (CFBC) da Diocese de Campo Limpo, São Paulo, SP.  Catequista, uma vocação antiga e de grande responsabilidade na Igreja. É responsável por transmitir (1 Cor 15,3) o conteúdo da fé àqueles que estão iniciando sua adesão a Igreja. Infelizmente com o decorrer dos séculos e o aumento explosivo de novos membros, o catequista acabou perdendo características essenciais em sua vocação. A competência pessoal é a primeira delas. Ele deveria ser um especialista no conhecimento da Fé Católica. O catequista é um discípulo que ouve a Deus na Igreja; que estuda a Palavra de Deus; que conhece a Tradição e obedece ao Magistério. Em seguida permite que o Espírito Santo o torne capaz de transmitir de forma sistemática esse conhecimento. O que exige esforço e desgaste, intelectual e físico, para ser competente nesse apostolado. E por isso mesmo não se pauta por achismos, especulações ou novidades contraditórias a Sã Doutrin