Pular para o conteúdo principal

XI SEMANA CATEQUÉTICA

Por Cleber Rafael Gois e Padre Lourivaldo Gonçalves,  coordenador e assessor da Pastoral Catequética da Diocese de Campo Limpo. São Paulo - SP. 




A XI Semana Catequética da Diocese de Campo ocorreu na Catedral Sagrada Família nos dias 04 a 07 de fevereiro de 2019. Houve uma grande mobilização por partes dos catequistas e do clero para que a participação chegasse a mais de 600 catequistas por noite.
O tema deste ano – Sinais, símbolos, gestos, palavras e ritos da Liturgia: A Igreja na Inspiração catecumenal – foi escolhido pela equipe devido ser um dos principais pontos para a catequese iniciática aconteça. É uma necessidade que os nossos catequistas possam conhecer e compreender todos os ritos do catecumenato para que ocorra uma catequese querigmática e a mistagogica.
A equipe de coordenação da Animação Bíblico Catequética convidou dois assessores: Padre Ari Ribeiro, da diocese de Santo Amaro que é Doutor e professor de Teologia e o Padre Daniel Cardoso, da diocese de Osasco que é o assessor da ABC e vigário forâneo de sua região pastoral.
A concentração dos catequistas iniciou muitos antes da abertura oficial que estava programada para às 20h. A cada noite duas ou três foranias ofereceram um recepcionaram a cada noite os catequistas com um belo café de boas vindas. Uma catequista que da Forania Mirim Guaçu nos disse: “É uma atenção que todo ano a catequese diocesana nos faz. É um mimo e percebemos que essas pequenas sutilezas fortalecem e estimulam a nossa caminhada de anunciar o Reino de Deus e de estar presente na Semana Catequética”.
De fato, nós catequistas gostamos de nos reunir em volta da mesa. Ali é um momento de partilha de experiências e de reencontro com velhos amigos.
Não podemos deixar de agradecer a todo empenho que os catequistas e as foranias fizeram para que isso acontecesse. Nossa imensa gratidão! (Segunda feira: Embu e Mirim Guaçu; terça-feira: Itapecerica e Campo Limpo; quarta-feira: São José e M Boi Mirim; quinta-feira: Taboão, São Luiz e Morumbi)

A cerimônia de abertura, no dia 04 de fevereiro começou com a oração inicial a qual foi sugerido a reflexão e a importância do tema à catequese. Também, mostrou que as famílias de nossas crianças, jovens e adultos é um caminho que deve ser feito junto e não separado.
Uma família de catequistas da Forania São Luiz levou em procissão a Sagrada Família, que é a padroeira de nossa diocese.
Após esse momento de profunda oração e reflexão, foi passado um vídeo da Retrospectiva 2018, em que lembramos a nossa caminhada do ano anterior. Nesta retrospectiva, Padre Antonio Depizzoli, coordenador da Animação Bíblico Catequética da CNBB no Brasil saudou os catequistas de Campo Limpo.
O nosso bispo diocesano, Dom Luiz esteve presente na noite de abertura e em seu discurso deu as boas vindas aos catequistas e disse que, é de suma importância esses momentos da catequese. Lembrou também, que já participou de quase todas as Semanas em nossa diocese, pois ele está conosco há 10 anos. Recordou que as Dioceses de Santo Amaro, Osasco e São Miguel Paulista são nossas irmãs, devido ter sido desmembrada no mesmo ano da Arquidiocese de São Paulo, portanto todas completaram 30 anos juntas. Encerrou sua fala, declarando que “A XI SEMANA CATEQUÉTICA ESTÁ OFICIALMENTE ABERTA”.
Após esse anúncio, Cleber Gois e Padre Lourivaldo convidaram o assessor das duas primeiras noites.
Padre Ari Ribeiro fez uma introdução precisa sobre a importância da Liturgia no caminho catecumenal. Tirou diversas dúvidas em relação aos sinais, gestos, palavras e ritos, além de ensinar como surgiu cada gesto e o motivo através dele. 
A segunda noite, Padre Lourivaldo fez a saudação a todos e puxou um grande louvor antes de começar a palestra. O assessor convidado, Padre Ari refletiu com os catequistas os gestos da missa, como os motivos de nosso corpo quando está sentado, em pé ou de joelho. Cleber agradeceu a sua presença e chamou a Rosana Mancini e o Welder Cabral – ambos responsáveis pelo CFBC – com uma lembrança dos catequistas de nossa diocese pela assessoria.
Na terceira noite, Padre Daniel Cardoso da Diocese de Osasco foi acolhido pela equipe de coordenação e iniciou sua fala com Ícone da Samaritana, desmembrando o encontro que a Samaritana teve junto a Jesus no poço. Explicou ainda o motivo desta perícope ser tão completa no documento 107 da CNBB.
Padre Daniel conduziu a oração inicial e animou os catequistas com uma dinâmica de unidade antes da palestra. A noite de encerramento, ele dedicou as ações concretas que os catequistas podem fazer em seus encontros. Ressaltou ainda que a catequese na inspiração catecumenal, não pode se resumir em crianças, mas sim em todas as etapas e idades, principalmente, como afirma o Documento de Aparecida, o RICA e o 107 aos adutlos, que, apesar de terem recebido o sacramento, não receberam o primeiro anúncio (querigma).
Após sua fala, Cleber e Padre Lourivaldo agradeceram pela imensa contribuição e chamaram as catequistas e coordenadoras foranias Rejane Bezerra e Maria Cícera das foranias M’Boi Mirim e Mirim Guaçu respectivamente.
 A XI Semana Catequética encerrou com a Santa Missa presidida pelo coordenador de pastoral, Padre Marcos Patrício.
Padre Marcos se fez presente em quase todas as noites, e só não participou da terceira noite por questões de saúde.
A XI semana Catequética terminou com um “gostinho de quero mais”. Além da grande oportunidade de aprendizado, nos reunimos em sinal de unidade em nossa diocese.

Padre Lourivaldo Lino Gonçalves fez um agradecimento especial a todos da equipe pela disponibilidade. Agradeceu as livrarias que cobriram o evento (Paulus e Paulinas), ao Padre Daniel pela assessoria, ao Padre Marcos pela dedicação que tem pela catequese e principalmente aos catequistas, que mesmo cansado após um dia intenso de trabalho, se propuseram a caminhar conosco.

Cleber Gois apresentou as datas dos retiros diocesanos interforaniais de 2019, e disse que devido o Congresso Catequético Litúrgico em setembro, as foranias foram divididas em duas datas: As paróquias do município de São Paulo (05/05/2019 Foranias: Campo Limpo, Morumbi, M'Boi Mirim, São Luiz e São José)e as paróquias da Grande São Paulo (19/05/2019 Foranias: Embu Taboão, Mirim Guaçu e Itapecerica).




Anunciou também, os temas do II Simpósio de Metodologia Catequética que serão dividas em oficinas.
I Catequese familiar: Como aproximar os pais das crianças e dos jovens a participarem da Igreja?
II Como abordar o tema da morte num encontro catequético?
III Um direito à vida: Não ao aborto.
IV Identidade de gênero: O que os documentos da Igreja falam sobre.
V Depressão: Como identificar uma criança, um jovem ou um adulto nesta situação e como o catequista deve fazer nessa situação.

É importante ressaltar que o Congresso de setembro será apresentado a atualização do Diretório Diocesano de Catequese

LINK DO MATERIAL PARA BAIXAR O ARQUIVO DA XI SEMANA CATEQUÉTICA:
https://drive.google.com/open?id=14Oyw_6qOjkmbImMA49212RgSPVuslBTQ

LINK DO VÍDEO DA RETROSPECTIVA 2018
https://www.youtube.com/watch?v=DQj6nK_s1Ro&t=10s


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eucaristia Nova Vida

                                Material utilizado: círculos de papel para representar hóstias; 1 tronco brotando; 1 cálice vazio; 1 texto bíblico sobre a eucaristia; canetas esferográficas ou lápis.                 Nº de participantes: indeterminado.                 Tempo aproximado: 40 minutos                 Desenvolvimento: Formar um círculo com os participantes, colocando no centro deste um tronco brotando, um cálice vazio  e um texto sobre a Eucaristia. Ler o texto bíblico. Comparar o tronco brotando com a vida nova em Cristo que a Eucaristia nos proporciona. O galho foi cortado, mas a nova vida brotou. Nós, pelo pecado cortamos a aliança com Deus, mas pelo arrependimento e pela Eucaristia podemos ter uma vida nova.                 Distribuir uma “hóstia” para cada participante, para que escrevam o que no dia-a-dia favorece o nosso crescimento e nos leva a fortificar nossa aliança com Deus. Todos colocarão as “hóstias” no cálice sem se identificar. O coordenador

Catequista: o "MISTAGOGO"

Está se tornando cada vez mais comum entre os catequistas o uso da palavra "mistagogia". Frequentemente escutamos falar que todo catequista é também um "mistagogo" e que a nossa catequese tem uma dimensão "mistagógica. Essas palavras estão ligadas à idéia de "mistica" e de "mistério", de uso corrente na espiritualidade cristã. A palavra mistério vem do grego mystérion , que quer dizer todo o plano da salvação que o Pai realiza, especialmente na pessoa de Jesus Cristo. Esse projeto de salvação, foi se revelando aos poucos na história do povo de Deus e até hoje continua seguindo o tempo e o ritmo de cada pessoa para se revelar e ser compreendido. Por Mistica podemos entender o tempero que dá sabor e sustento a tudo aquilo que pensa, sente e faz o cristão. Falar de mística é falar do sentido da existência, é falar da experiência amorosa de Deus. Enfim, é falar da experiência fundante do cristão: "aquele que deixa-se ser am

Perfil do Catequista - Parte I

Por Welder Cabral, Professor do Curso de Formação Básica para Catequistas (CFBC) da Diocese de Campo Limpo, São Paulo, SP.  Catequista, uma vocação antiga e de grande responsabilidade na Igreja. É responsável por transmitir (1 Cor 15,3) o conteúdo da fé àqueles que estão iniciando sua adesão a Igreja. Infelizmente com o decorrer dos séculos e o aumento explosivo de novos membros, o catequista acabou perdendo características essenciais em sua vocação. A competência pessoal é a primeira delas. Ele deveria ser um especialista no conhecimento da Fé Católica. O catequista é um discípulo que ouve a Deus na Igreja; que estuda a Palavra de Deus; que conhece a Tradição e obedece ao Magistério. Em seguida permite que o Espírito Santo o torne capaz de transmitir de forma sistemática esse conhecimento. O que exige esforço e desgaste, intelectual e físico, para ser competente nesse apostolado. E por isso mesmo não se pauta por achismos, especulações ou novidades contraditórias a Sã Doutrin