Pular para o conteúdo principal

CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA PARA CATEQUISTAS - 1º MÓDULO

O primeiro módulo do Curso de Formação Básica para catequistas (CFBC)  se iniciou no dia 04 de Março e foi concluído no dia 24 de junho de 2017 em suas duas unidades: I Campo Limpo (Centro Pastoral Sagrada Família) e II  M' Boi Mirim (Sub-cúria - Centro Missionário e Pastoral Pe. Luiz Jorge Catóia). No primeiro semestre os alunos/catequistas estudaram as seguintes disciplinas: Diretório Nacional de Catequese (DNC), Psicopedagogia catequética, Antigo Testamento e Metodologia catequética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perfil do Catequista - Parte II

Por Welder Cabral, Professor do Curso de Formação Básica para Catequistas (CFBC) da Diocese de Campo Limpo, São Paulo-SP
Para além da competência na formação doutrinal pessoal há outro elemento que não pode ser excluído da vocação do catequista. De caráter fundamental para que a formação doutrinal tenha significado salvífico é a Vida de Oração. Eis sua maior especialidade, o convívio com Deus. O catequista não é simples professor que ensina conteúdos, é amigo de Deus (Jo 15, 13-15), pois conhece intimamente seus mistérios. Conhece a pessoa de Jesus Cristo e não simplesmente de ouvir falar, mas de ver (Jó 42,5; 1Jo, 1-3) assim como Moisés que tratava com Deus face a face (Dt 34, 10). A amizade é essencial, por ela podemos nos aproximar de Deus, por meio do encontro com Jesus que temos acesso a vida íntima divina. Essa é a noção bíblica de conhecimento, a intimidade (Gn 4,1. 25; Lc 1,34). Essa amizade conduz a verdadeira felicidade, por saber que é amigo de Jesus não se incomoda de cond…

Perfil do Catequista - Parte I

Por Welder Cabral, Professor do Curso de Formação Básica para Catequistas (CFBC) da Diocese de Campo Limpo, São Paulo, SP. 
Catequista, uma vocação antiga e de grande responsabilidade na Igreja. É responsável por transmitir (1 Cor 15,3) o conteúdo da fé àqueles que estão iniciando sua adesão a Igreja. Infelizmente com o decorrer dos séculos e o aumento explosivo de novos membros, o catequista acabou perdendo características essenciais em sua vocação. A competência pessoal é a primeira delas. Ele deveria ser um especialista no conhecimento da Fé Católica. O catequista é um discípulo que ouve a Deus na Igreja; que estuda a Palavra de Deus; que conhece a Tradição e obedece ao Magistério. Em seguida permite que o Espírito Santo o torne capaz de transmitir de forma sistemática esse conhecimento. O que exige esforço e desgaste, intelectual e físico, para ser competente nesse apostolado. E por isso mesmo não se pauta por achismos, especulações ou novidades contraditórias a Sã Doutrina. Assi…

31º Assembleia Bíblico Catequética do Regional Sul 1 da CNBB

Por Cleber Rafael Gois, coordenador diocesano da catequese de Campo Limpo, São Paulo-SP. 

Nos dias 28 à 30 de julho de 2017, aconteceu a 31ª Assembleia Bíblico Catequética do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no Centro de Convivência Nossa Senhora do Bom Conselho, Jundiaí, interior paulista. Neste encontro, houve 43 dioceses reunidas, dentre elas a Diocese Particular de Campo Limpo que estava representada pela Geni Cremasco (coordenadora do CFBC), Welder Cabral (Professor do CFBC), Rosana Mancini (Professora do CFBC) e o Cleber Gois (coordenador diocesano da catequese). A assembleia teve como tema: Novas portas para o anúncio do Evangelho, e como lema: "Um coração transbordante de alegria, paz e gratidão" (Lc 1,46). No primeiro dia (28), a assembleia teve abertura com a memória dos 30 anos de assembleias anuais da catequese, presidido pela coordenadora do Sub Regional São Paulo 2, Maria Cristina (Diocese de Guarulhos). Após isso, o Padre Paul…